Criação de empresa
Vai iniciar o seu negócio e necessita criar a sua empresa?
Existem algumas possibilidades jurídicas, pelo que deverá analisar as vantagens e desvantagens de cada uma destas possibilidades. Por exemplo, se é o único sócio, deve avaliar se faz sentido uma Sociedade Unipessoal por Quotas ou ser Empresário em Nome Individual.
O custo de abrir uma empresa, irá depender do número de sócios, forma jurídica e também se vai haver entradas em espécie, como por exemplo um imóvel ou uma viatura.
Os valores principais a desembolsar, são:
– Registo da sociedade através da empresa na hora: 360 euros
– Custo com o pedido de admissibilidade do nome da sociedade (caso não queira optar por um dos nomes pré aprovados existentes): 75 euros (até 10 dias úteis de resposta) ou 150 euros (1 dia útil de resposta)
– Custo do registo dos imóveis ou das viaturas: pode variar entre os 20 euros a 50 euros, dependendo do tipo de bem.
Depois de criada a empresa, é importante respeitar o prazo de 15 dias para dar início de atividade. Se fizer fora este prazo, irá pagar uma coima pelo atraso.
O contabilista será o especialista que o ajudará ao longo deste processo. Pode escolher só quando chegar a altura de dar início de atividade. No entanto, para garantir que toma as melhores decisões e que não incorre em coimas desnecessárias ou numa menos boa escolha de tipo de empresa, é aconselhável que procure logo a sua ajuda quando pensar em se tornar um empreendedor!
